terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A alegria de Abu

André Abujamra é um caso à parte no cenário musical brasileiro. Seja como integrante de bandas marcantes do cenário independente (Os Mulheres Negras e Karnak), seja como compositor de trilhas de cinema, seja como artista solo, o filho do diretor e ator Antonio Abujamra sempre pautou sua carreira pela inventividade e o inconformismo com as regras viciadas da indústria fonográfica brasuca.

Seu novo trabalho, Mafaro, gerou um show excelente que é a cara de tudo aquilo que Abujamra sempre personificou: moderno, inteligente e prazeroso.

Integrando música e imagem sem recorrer à linguagem esgotada dos vídeo-clipes, o show proporciona uma experiência inesquecível.

Fui vê-lo sem conhecer nenhuma música do disco e, ainda assim, adorei.

Abujamra é um liquidificar sonoro: do funk à música árabe, passando pelo reggae e por sonoridades africanas, nada escapa do olhar tropicalista-modernista deste autor inquieto e singular.

Ah, e Mafaro, segundo ele, significa alegria. Escolha de nome muito apropriada, diga-se de passagem.

Um comentário:

O Maltrapa disse...

Positivo, Valcácio! Ontem mesmo conversava sobre os Mulheres Negras - coisa tão boa tão pouco conhecida!...

Não me entusiasmei tanto com o Karnak quanto me entusiasmava com os Mulheres; talvez porque a química entre ele e o Maurício fosse muito boa (e rara). De todo modo, valeu pela indicação do show; se passar por Brasília, irei, na certa.

Abraços do Maltrapa