terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Camisinha de Música

Como o dia 1º de dezembro é o Dia Mundial da Luta Contra a AIDS (ou SIDA, como seria mais apropriado dizer em português), relembro aqui no Vitrola o primeiro disco da Organização Red Hot, que se utiliza da música para conscientizar as pessoas da importância do sexo seguro como medida fundamental de proteção contra o vírus HIV.

Lançado em 1990, quando a AIDS ainda era vista como um problema exclusivo da população homossexual masculina e dos usuários de drogas injetáveis, o álbum duplo reuniu a nata da música pop de então, em covers exclusivos das canções do compositor norte-americano Cole Porter.

Homossexual numa época em que ninguém ousava assumir-se, Porter escreveu algumas das mais importantes canções do cancioneiro ocidental, tendo sido regravado por incontáveis artistas no mundo inteiro.

Havia, portanto, material de qualidade em abundância para ser escolhido pelos artistas do projeto. Alguns subverteram completamente a musicalidade original das canções de Porter, adaptando-a ao seu próprio estilo.

Caso de Neneh Cherry, que abre o disco com uma versão irreconhecível de I’ve Got You Under My Skin, dançante e contemporânea. Na mesma linha, Iggy Pop e Deborah Harry fazem de Well, Did You Evah, um rock perfeito para suas vozes.

David Byrne, mergulhado em ritmos latinos, faz um som meio Olodum em Don’t Fence Me In, para mim uma das melhores do disco.

Mais tradicionalista, Sinéad O’Connor posa de diva em You Do Something To Me, enquanto Annie Lennox, sóbria e elegante, emociona com sua lindíssima interpretação de Every Time We Say Goodbye.

Em resumo: se o disco ajudou ou não a conscientizar o povo, é um mistério, mas, como introdução ao rico universo de um dos maiores compositores de todos os tempos, é imperdível!

9 comentários:

Kleber Junior disse...

Um dos melhores discos de todos os tempos. Eu tenho o CD, o VCR e o DVD.

Augusto Cesar Costa disse...

Esse CD (na realidade tenho o vídeo) é fantástico. Dificil dizer qual a melhor interpretação, mas K.D. Lang cantando Every Time We Say Goodbye é especial.

Adriano De Lavor disse...

também adoro. Night and Day na voz do Bono é de matarrrr!

Abelardo Targino disse...

Desculpe, Augusto, mas se eu me lembro bem a K.D. lang cantava So in Love (no clip mais dramatico do projeto todo).

Augusto Cesar Costa disse...

Of course, dear Abelardo!! Eu pensava na K.D. Lang (maravilhosa) e acabei esquecendo que a Annie Lennox foi quem interpretou Ev'ry Time We Say Goodbye com imagens de um filme super 8, crian... Ver maisças brincando na praia.
Aquele trabalho, o CD, VHS e depois DVD "Red Hot + Blue" é todo muito especial.
Você tem razão, So In Love com a K.D. Lang é a interpretação mais dramática. Mas gosto muito também do U2 fazendo Night and Day (o clip foi dirigido por Wim Wenders) e o Tom Waits fazendo It's All Right With Me, dirigido por Jim Jarmusch.

Apolonio Aguiar disse...

É isso aí... Rock nas alturas!

Fábio disse...

Ola.. que textos legais.. eu também tenho um blog, qdo der e c der faz uma visitinha. O endereço é www.ecosdotelecoteco.blogspot.com Sucesso com o trabalho ai .. T mais.

gentil carioca disse...

Cole Porter é bom de qualquer forma, em qualquer formato, feitio, midia...
Gênio absoluto!

Luis Valcácio disse...

Não imaginava que este disco desperta tantas paixões... Legal saber! Abraços gerais.