quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Música de Filme

Muito recentemente estive apresentando para um amigo querido um filme igualmente querido, e que nunca me canso de ver: O Quarto do Filho (La Stanza Del Figlio, ITA, 2001), do diretor Nanni Moretti.

Trata-se de um drama familiar sobre perda e recomeço que nos afeta lentamente, sem grandes alardes ou mensagens evidentes.

Como todo o cinema feito por Moretti, é um obra extremamente pessoal, escrita e estrelada pelo proprio Moretti, trabalhando ao lado de atores recorrentes em seus outros filmes.

Mas estou falando sobre essa pequena obra-prima da cinematografia italiana, especificamente por conta de uma música que toca em certa cena do filme: By This River, do músico inglês Brian Eno.

Não se trata de uma canção especialmente escrita para a película. Muito pelo contrário, Eno registrou a musica em seu disco de 1977, Before And After Science. Na tal cena, o personagem de Moretti vai a uma loja de discos e tenta encontrar algum disco que o conecte com o filho morto. O vendedor - que conhecia o rapaz - sugere o álbum de Eno, colocando para tocar a oitava faixa, By This River.

Não sei exatamente porque, mas todas as vezes que assisto a essa cena, me emociono profundamente. Para mim, a canção virou uma espécie de símbolo de solidão, de perda e de dor.
Além do mais, foi essa música que me introduziu ao universo muito particular de Brian Eno.

Além de produtor de sucesso, o músico britânico fez parte da formação original da lendária banda Roxy Music, e gravou uma série de álbuns solo, de teor altamente experimental.

Before And After Science é até bastante acessível, talvez o trabalho mais comercial de Eno. O que, neste caso, não significa nenhum demérito.

Nenhum comentário: