sábado, 16 de janeiro de 2010

Amor Fraternal

Enquanto uma parte de sua imensa legião de fãs permanece inconsolável com a saída do guitarrista e compositor Noel Gallagher do Oasis, eu fico me perguntando como, na realidade, ele aguentou por tanto tempo um irmão ególatra e arrogante como Liam parasitando seu talento.

Porque o Oasis, para mim, sempre foi somente Noel. Ótimo guitarrista e excelente compositor, Noel foi o autor de alguns dos melhores momentos do rock britânico dos últimos 20 anos. O irmão Liam conseguiu apenas borrar o brilho de canções inesquecíveis com sua voz pavorosa e sua postura de palco antipática. Consigo antever uma bela carreira solo para Noel. Quanto ao que sobrou do Oasis...

Histórias de parentes em bandas de rock não são exatamente novidade, mas nos últimos tempos têm surgido um grande número delas que têm alcançado relativo sucesso.

Dos Estados Unidos vêm o Kings Of Leon, The Avett Brothers, Felice Brothers e as delicadas irmãs neo-hippies do Coco Rosie.

O Reino Unido, que achava que a relação disfuncional dos irmãos Gallagher era indissolúvel, tem outros exemplos de amor fraternal a serviço da música na banda Doves – pouco conhecida fora das ilhas britânicas, mas autora de ótimos trabalhos –, na sumida Embrace e nos Manic Street Preachers – se bem que nesse caso trata-se de primos.

Autores de um dos melhores discos de 2009, os irmãos Avett chamaram a atenção de quem ouviu o estupendo I And Love And You. Transitando entre o folk e o rock, o grupo fez um disco de moldes clássicos, na melhor tradição de Bruce Springsteen, The Band e Dylan.

Embora o disco como um todo seja maravilhoso, somente as cinco primeiras músicas já bastariam para inscrevê-lo entre os meus preferidos de todos os tempos.

Agora é só esperar para que a relação entre os irmãos Scott e Seth navegue por águas menos turbulentas que as de seus colegas ingleses.

E que eles nos brindem com outras maravilhas como esse I And Love And You.

Nenhum comentário: