quinta-feira, 2 de julho de 2009

Entre Plumas e Paetês

Como não sou muito ligado em datas, acabei deixando passar batido o último 28 de junho, onde se comemora o Dia Internacional do Orgulho Gay.

Então, para homenagear a todos aqueles que vivem o amor em todas as suas formas, resolvi selecionar as dez músicas mais gays que já ouvi...

1 I Will SurviveGloria Gaynor
Este hino à independência das mulheres, foi adotado massivamente pelos gays americanos e acabou se tornando uma espécie de tema oficial para homossexuais nos quatro cantos do planeta. Gloria, que não é boba nem nada, ainda gravou outra canção que caiu como uma luva no imaginário cor-de-rosa, I Am What I Am, e foi definitivamente entronada como a porta-voz do movimento.

2 La Vie En RoseGrace Jones
Clássico da canção francesa em bela releitura da ex-modelo, cantora e atriz jamaicana Grace Jones, La Vie En Rose é uma longa (são mais de 7 minutos) ode à paixão e à entrega amorosa. Discoteca básica de 10 entre 10 bibas.

3 Dancing QueenABBA
Linda melodia, vocais esplendorosos e uma letra inocente sobre uma rainha das pistas de dança (pode existir coisa mais gay?). O clássico mais clássico do ABBA e um hit eterno da discoteca.

4 It´s a SinPet Shop Boys
O arranjo grandioso e a letra sobre sexo e culpa compõem a canção gay mais marcante dos anos 80.

5I Love To Hate YouErasure
Outro grupo assumidíssimo, o Erasure dava pinta sem dó nem piedade, ao mesmo tempo que lançava algumas canções deliciosas. Esta faz citação a I Will Survive e torna a vida um tantinho mais feliz durante seus 4 minutos.

6Deeper And DeeperMadonna
Não dá para se falar de universo gay sem mencionar Madonna. Carinhosamente adotada por homossexuais de todas as nacionalidades, faixas etárias e raças, Madonna já devolveu o carinho incontáveis vezes. Deeper And Deeper é, para mim, sua homenagem mais contagiante ao mítico tempo das discotecas. Irresistível.

7 Conga La CongaGretchen
Ela não canta nada. É brega, vulgar e totalmente bagaceira. Talvez por isso mesmo, os gays a amem tanto. Acho mesmo que se não fosse por eles, Gretchen já teria caído no esquecimento. O que seria uma pena, afinal seus “crássicos” são divertimento garantido.

8Y.M.C.AThe Village People
Eles sempre foram muito canastrões, mas não há dúvida que deixaram sua marca na cultura popular dos últimos 30 anos. Explorando o imaginário gay de uma maneira muito estereotipada, o grupo deve ser visto como uma piada. O que não impede que, em alguns momentos, como em Y.M.C.A, acertem em cheio.

9I Feel LoveDonna Summer
A rainha das pistas queimou o filme com os gays quando declarou que a homossexualidade ia contra os desígnios do Senhor (ai, ai...), mas, na década de 70, quando vivia a base de cocaína e sacanagem, Donna gravou algumas das canções mais incríveis da era disco. Como esse monumento eletrônico de altíssimo bom gosto. Tá perdoada, sua louca!

10I Want To Break FreeQueen
Poucos caras foram tão gays e tão machos quanto Freddie Mercury. Embora nunca tenha assumido publicamente (e precisava?), ele encarnou um glamour e uma bichice que, no reino machista do rock, é preciso ter muita coragem para levar adiante. I Want To Break Free é antológica principalmente por seu vídeo, em que os quatro membros do grupo apareciam travestidos.

9 comentários:

Anônimo disse...

"Discoteca básica de 10 entre 10 bibas."
"o Erasure dava pinta sem dó nem piedade."
"afinal seus “crássicos” são divertimento garantido."
"quando vivia a base de cocaína e sacanagem."
"Tá perdoada, sua louca!"
"Poucos caras foram tão gays e tão machos quanto Freddie Mercury."

Luis, nunca pensei de rir tanto nesta tarde de quinta-feira. Suas expressões explodiram minhas lembranças, minhas verdadeiras alegrias...
Neste tempo aí, ao qual você se refere, diversão tinha sinônimo de diversão. Tudo era um verdadeiro espetáculo.
Só você, com essa beleza de escrita, me fazer tão contente, tão feliz.
Obrigado, pois a minha artrite já nem incomoda mais...

Katita Summer People disse...

Meu caro,
Digo-lhe, sinceramente, que Gretchen não se faz DIVA em função de seus "crássicos", como "sarcrasticamente" diz você, pois DIVA que é DIVA se basta por si só, eis como exemplo a própria DIVA Gretchen.
E para minha alegria, surge agora, também das brumas divinas, STHEPHANY, outra DIVA contêmporânea, que, aliás, já merecia uma postagem aqui nessa sua encantadora Vitrola.
E vivamos as DIVAS!

João Batista disse...

tudo bem, mas incluir "DANCING QUEEN" é o fim dos tempos!!!

Flávia Cavalcante disse...

Ah, Luis, como eu gostei dessa sua postagem, aliás, qual é a que não gosto? Tudo aqui é escrito com conhecimento.
E Dancing Queen é muito o retrato dessa época, tudo a ver.
Acho que o seu leitor João Batista tem algum problema com o Freddie, não acha?
O fim dos tempos, João Batista, é não incluir I Want To Break Free, não acha?
Adorei essa sua seleção, e só me lembro de uma boite Crepúsculo de Cubatão, que eu ia muito, no Rio de Janeiro, com uma prima minha muito doida...

João Batista disse...

Leitora Flávia Cavalcante,
DANCING QUEEN é considerada uma das dez piores canções de todos os tempos....até o michael (hoje já comido pelo menino jesus) a reprovaria nesta lista...
e porra, não nenhuma canção do Rei???

Flávia Cavalcante disse...

Não, decididamente, do "Rei", não. Só dos "Gay", leitor João Batista!

Luis Valcácio disse...

Calma, gente... Não imaginava que uma cândida listinha arco-íris iria causar tanto frisson, então, vamos por partes. Primeiro, meu caro João Batista, de onde você tirou esta idéia bizarra que Dancing Queen é uma das piores músicas de todos os tempos? Vc pode até não gostar, mas a música aparece frequentemente em listas das MELHORES e não o contrário. Quanto ao pedido do Rei... Como assim? De que Rei vc está falando. Do Roberto? Embora ele frequente bastante o Vitrola, não consigou imaginar uma música gay do Brasa, não. Mas fica a sugestão e o desafio...
Grande abraço, pessoal, e vamos manter a polêmica que ela é sempre produtiva.
Ah, a piada sobre o Michael não foi engraçada, não.

Luis Valcácio disse...

Katita, será a Stephany a legítima sucessora de Gretchen? Só o tempo dirá. Bagaceira ela também é. Faltam, ainda, os hits antológicos como Freak Le Boom Boom e a citada Conga La Conga. Mas, boto fé!

Roberto disse...

Só senti falta do:
IT'S RAINNING MEN (ALELUIA!)...