terça-feira, 18 de agosto de 2009

Capas Clássicas

Quando Rita Lee lançou seu nono disco como artista solo, em 1980, ela certamente não imaginava que iria colocar o Brasil inteiro aos seus pés.

Das oito faixas do álbum, cinco tocaram exaustivamente nas rádios brasileiras e Rita se viu, da noite para o dia, transformada de roqueira maldita em musa pop.

Outras mulheres já haviam atingido o topo das paradas nacionais, mas sempre no sisudo reino da MPB. Ninguém com origens no rock, como era o caso de Rita, havia chegado tão alto. Pode-se dizer, sem sombra de dúvida, que toda a cena pop-rock surgida nos anos subseqüentes deve o corpo e a alma a este disco histórico.

Popular, divertido e leve, Lança Perfume (como o disco ficou conhecido na época) apontou para as grandes possibilidades comerciais do rock nacional e se inscreveu no inconsciente coletivo, tanto por suas canções quanto por sua capa lindíssima.

Fotografada em meio a uma bruma de tons dourados e avermelhados, Rita aparece com uma roupa que se tornaria sua marca registrada naquele ano. O cabelo esvoaçante reforça uma beleza que parecia recém-descoberta e enfatiza um aspecto de irrealidade e indefinição (o que é, afinal, o cenário atrás de Rita? Um papel de parede rasgado? Um esboço do mapa do Brasil?).

Nos anos subsequentes, Rita Lee assumiu definitivamente seu posto no primeiro time da música brasileira. O ápice artístico, no entanto, já havia sido alcançado e, diga-se, jamais seria igualado.

E nenhuma outra capa seria tão bela, intrigante e inesquecível.

Faixas:
Lado 1:
Lança Perfume
Bem Me Quer
Baila Comigo
Shangrilá

Lado 2:
Caso Sério
Nem Luxo Nem Lixo
João Ninguém
Ôrra Meu

6 comentários:

Ninil Gonçalves disse...

Parabéns pelo blog! Toda essa disposição para falar de música, me deixa muito feliz, pois ela é um alimento do qual nunca realmente ficamos saciados. Valeu!

fernando disse...

massa véio esse teu blog. vou tentar comprar umas coisas que tu fala bem aqui. valeuuu!!!!!!

Anônimo disse...

realmente é belíssima a capa desse álbum. só uma dúvida. não é, então, "lança perfume" o nome desse trabalho?
lázaro luis lucas
brasília-df

Cris França disse...

Rita Unica. lindo post, parabéns!

Luis Valcácio disse...

Lázaro, o nome do disco é simplesmente Rita Lee, como muitos outros trabalhos da artista. Preguiça de bolar um título? vai saber o que se passa na mente de um artista..

Flávia Cavalcante disse...

Amo desesperadamente Rita Lee. Tenho tudo, tudo mesmo, dessa grande artista.