quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Livro de Cabeceira

Quem gosta de música pop e rock e quer conhecer a fundo todas as vertentes e movimentos nos quais eles se desmembraram, tem que dar, ao menos, uma folheada na “bíblia” 1001 Discos para se ouvir antes de morrer (1001 Albums - You Must Hear Before You Die, Robert Dimery, Universe Publisher).

Organizado por décadas, o livro inicia-se nos anos 50 com Frank Sinatra, e vai até 2005 com The White Stripes, ou seja, o material coberto é longo e detalhado, mas nunca cansativo.

Obviamente que, como toda lista, pode desagradar muita gente.

Eu sinto falta, por exemplo, de In My Tribe (10,000 Maniacs), Hunkpapa (Throwing Muses), Mainstream (Lloyd Cole And The Commotions), New York (Lou Reed) e muitos outros discos bastante queridos, mas acho que este tipo de livro deve ser tomado mais como um guia, uma espécie de farol para iniciantes e sedentos de novas experiências musicais, do que como obra que esgota o assunto.

Neste sentido, 1001 Discos é perfeito: textos claros, belas fotografias, projeto gráfico de extremo bom-gosto, informações enxutas e acessíveis e, por fim, o livro tem a suprema sabedoria de analisar cada álbum dentro do seu próprio gênero.

Dessa forma, encontra-se aqui tanto um Baby One More Time (Britney Spears), como um Hot Rats (Frank Zappa).

7 comentários:

Cartaxo disse...

Adoro este tipo de trabalho. Como jornalista, acredito no valor dessas pesquisas objetivas, o que acontece nas mais diversas áreas.
Parabéns pelo seu apurado conhecimento em música. E vejo que o cinéfilo que chaga, não fica atrás.

Miguel Leocádio Araújo disse...

Será que já existe uma edição brasileira deste livro? No ano passado me lembro de ter lido algo semelhante em alguma revista, mas nunca cheguei a ver o livro, live...

Cristina Santos disse...

Onde adquirir a obra aqui citada?

Luis Valcácio disse...

Cristina e Miguel: o livro foi lançado no Brasil pela Editora Sextante. Na capa, está o baixista do Sex Pistols, Sid Vicious. Acho que vocês encontram facilmente na Saraiva, FNAC ou Cultura, por 59,90. Vale o investimento, com certeza. Abraços.

Luis Valcácio disse...

Cristina:
No site da Saraiva (livrariasaraiva.com.br) o livro está a módicos R$ 31,20. Ah, o título aqui no Brasil é 1001 Discos e não 1001 álbuns, como eu havia postado.

Abraço.

erotico disse...

Ai, meu Deus, eu não posso ver um livro desse gênero. Amo esse tipo de listas porque geram burburinhos.
Ah, esses dias revi "Alta Fidelidade" e linkei imediatamente o filme a esse seu cantinho aqui. Talvez pela loja de vinil do J.Cusack... não sei. rsrs
Um beijo,
L.

Luis Valcácio disse...

L.
O protagonista de Alta Fidelidade é um amálgama de todos nós fanáticos por música e discos. E como ele, eu também sou viciado por listas (como vc já deve ter reparado).
Beijo,
Luis