terça-feira, 25 de agosto de 2009

Meus Discos Preferidos: Cantores

1 Astral WeeksVan Morrison (1968)
Um dos discos mais inclassificáveis de todos os tempos e também um dos melhores. Morrison desconstrói a música folk, reinventando-a com fortes influências de jazz e soul. Atemporal e complexo, Astral Weeks é um disco que eu levei muito tempo para entender e gostar, mas, depois de convertido a sua sonoridade única, jamais escutei música do mesmo jeito.

2Transformer - Lou Reed (1972)
O rock visto como espaço sagrado onde transitam livremente drogados, depressivos, travestis e párias. O passeio (sem volta) pelo lado selvagem, numa Nova York fria e suja. Triste e nublado como um dia perfeito. Tão perfeito, aliás, como este disco de 1972, produzido por David Bowie para um dos seus heróis, Lou Reed, o poeta dos malditos deste mundo.

3Lust For Life - Iggy Pop (1977)
A bateria frenética da faixa-título é um daqueles instantes da mais pura genialidade e a música acabou se convertendo em ícone do mundo pop, graças ao filme Trainspotting, de Danny Boyle. Mas, há muito mais para se desfrutar neste disco delicioso, verdadeira celebração da vida vivida no limite.

4 Your ArsenalMorrissey (1992)
Confesso que não sabia bem o que esperar da carreira solo de um artista como Morrissey, alguém que eu quase venerava quando estava à frente do The Smiths. Acho que tudo ficou claro quando ele lançou este terceiro álbum de uma carreira que seria muito mais produtiva do que se poderia imaginar. Entre rocks barulhentos e baladas de partir o coração, Morrissey deixou seu passado ilustre de uma vez para trás.

5 SoPeter Gabriel (1986)
Com este disco, Peter Gabriel – que até então era mais conhecido como o ex-vocalista excêntrico do Genesis – tornou-se um artista de brilho próprio. Canções como Big Time, Don’t Give Up (um tocante dueto com Kate Bush) e Sledgehammer apresentaram ao grande público um artista imaginativo e de ricas e variadas influências.

6 The Future Leonard Cohen (1992)
Poeta, pintor e cantor de delicadas canções de inspiração folk, Cohen se renovou e chamou a atenção de uma nova geração de ouvintes com este disco de 1992. O aproveitamento de duas faixas do disco na trilha de Natural Born Killers, filme ultra-violento de Oliver Stone, foi a prova definitiva da atualidade das letras pessimistas e dos vocais cavernosos de Cohen.

7TroubleRay LaMontagne (2004)
A capa de Trouble mostra uma mulher em suave bailado com o diabo. Ilustração perfeita para a sonoridade agridoce deste trabalho de estréia do cultuado LaMontagne, em que amor e desespero caminham lado a lado.

8 All Things Must PassGeorge Harrison (1970)
Considerado por muita gente o melhor trabalho já lançado por um ex-Beatle (opinião que eu compartilho enfaticamente), este foi o disco em que Harrison pode finalmente dar asas a sua criatividade, longe das amarras impostas pela dupla Lennon/McCartney. Ambicioso, orquestral, espiritual e emocionante, é, sem dúvida, uma das obras-primas da década de 70.

9 Raising SandRobert Plant & Alison Krauss (2007)
Gravado ao lado da cantora de bluegrass Alison Krauss, Raising Sand é a melhor realização da carreira solo de Plant. Com uma sonoridade suave (graças à produção esmerada de T. Bone Burnett), que se encaixa melhor ao registro limitado do Plant maduro, Raising Sand encanta pelo entrosamento impecável entre dois artistas de estilo aparentemente opostos.

10 -My Aim is True - Elvis Costello (1977)
As doze canções que compõem este primeiro trabalho de Costello são um retrato irretocável de um artista com poucos recursos técnicos a disposição, mas com um verdadeiro arsenal de boas ideias borbulhando na cabeça. Curto e direto, My Aim Is True - título retirado da letra da bela Alison - é o mais puro cruzamento entre a inocência dos anos 50 com a crueza do punk dos 70.

5 comentários:

Flávia Cavalcante disse...

A-do-ro o cd "Transformer" - Lou Reed. Ouço dez vezes seguidas sem me cansar!
Sua seleção está ótima.
beijo,

Robson disse...

Aí Luís, como sempe suas listas demonstram o seu finíssimo gosto musical, Van Morisson, Lou Reed e Iggy Pop, são gênios. Eu, como sempre vou dar o meu pitaco, senti falta de "Blood on the tracks" - Bob Dylan, "Harvest" - Neil Young e "Rain dogs" - Tom Waits.
Um grande abraço.

Luis Valcácio disse...

Flávia sumida! Já estava sentindo sua falta...
Se gosta tanto de Transformer, deve ser louca também por Berlim. Estou certo?
bj

Luis Valcácio disse...

Robson,
seus "pitacos" são sempre bem-vindos. Vc não imagina como foi difícil deixar alguns dos artistas que vc falou de fora (Dylan e Young), mas dei prioridade a artistas que nunca tinha mencionado no blog. Ainda assim, deixei de fora gente de quem eu quero falar há muito, como Nick Cave e Richard Hawley. Fica para uma próxima.

Flávia Cavalcante disse...

Luis,
O meu chamego mesmo é "Transformer", o segundo álbum desse apaixonante pisciano do Brooklyn. Ouço incontáveis vezes "Goodnight Ladies", "Vicious" e "Walk on the wild side", que são as minhas mais que preferidas.
Já o terceiro álbum solo, "Berlim", que você pergunta se eu gosto, eu te digo que gosto, mas nem tenho ele, mais te confesso que baixei a faixa "Caroline Says", que considero uma pérola.
Beijo para você e continue aumentando o meu amor pela música.