terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mil e Uma Noites no Cinema

Recebi recentemente um texto retirado do blog do escritor português José Saramago (http://caderno.josesaramago.org/), no qual ele discorre brevemente sobre os filmes que mais marcaram sua vida.

Sempre que vejo uma lista ou um texto desse tipo, fico tentando reduzir toda minha experiência como amante da sétima arte a uns 10 ou 15 filmes. Tarefa inglória. Não sei direito o número de filmes que já assisti, mas imagino que seja uma quantidade imensa.

Quando era adolescente, costumava ficar até às 2, 3 horas da madrugada acompanhando filmes antigos na Globo. Quem tem entre 30 e 50 anos deve se lembrar bem de nomes como Coruja Colorida, Primeira Exibição e Sessão de Gala, espaços nos quais a Globo exibia não apenas filmes inéditos mas também grandes clássicos do cinema americano.

Outro grande responsável pela minha formação como cinéfilo foi o Cine Brasília, palco do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e, até meados da década de 90, um dos poucos lugares na cidade para se assistir filmes europeus e obras antigas restauradas.

Existia também o cineminha da Cultura Inglesa, que tinha uma infra-estrutura bem menor mas contava com uma programação deliciosa.

Quantas maravilhas se revelaram para mim nestas duas telas sagradas... Cidadão Kane, Teorema, Asas do Desejo, Ladrões de Bicicleta, Caro Diário, Não Matarás, Jules e Jim, Sindicato de Ladrões, Blade Runner, Adeus Meninos, Entrevista, enfim, a lista é gigante.

Hoje, o auditório da Cultura foi desativado e o Cine Brasília encontra-se jogado às traças, vítima de um descaso criminoso da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Uma pena.

De qualquer maneira, a lista que se segue é apenas uma débil tentativa de encontrar cinco filmes que sejam, digamos assim, a minha cara:

1 - Noites de Cabíria (Itália, 1957)
Porque Cabíria é o personagem mais cativante e inesquecível da história do cinema. E porque Fellini sabia como ninguém retratar esses tipos patéticos, doces e ingênuos, dos quais a puta magnificamente interpretada por Giulietta Masina é o mais perfeito exemplo.

2 - Crepúsculo dos Deuses (EUA, 1950)
Porque é o melhor filme para se entender a fábrica perversa de sonhos que é Hollywood. E porque a diva Gloria Swanson está imbatível como a louca atriz que acredita que pode voltar a brilhar.

3 - A Malvada (EUA, 1950)
Porque é o filme que melhor retrata a mesquinhez humana, a inveja e o medo do esquecimento. E porque Bette Davis carrega um mundo de sentimentos num simples acender de cigarro.

4 -Persona (Suécia, 1966)
Porque é um filme enigmático, hermético e difícil e, ainda assim, fascinante. E porque sua fotografia em preto-e-branco é uma das mais deslumbrantes que existem.

5 - Tudo Sobre Minha Mãe (Espanha, 1999)
Porque Almodóvar faz uma tocante homenagem a um gênero de cinema que eu amo, o melodrama, sem cair em seus habituais exageros. E porque o elenco feminino é capaz de nos levar às lágrimas e ao riso com igual maestria.

5 comentários:

gentil carioca disse...

Estou tentando reconhecer "sua cara" entre Noites de Cabíria e Tudo sobre Minha Mãe...
Acho que estou conseguindo: uma coisa assim... meio... ahn... contidamente histérica?
rsrs

Miguel Leocádio Araújo disse...

As referências aos filmes me fizeram perceber que adoro todos eles, obras-primas.

Luis Valcácio disse...

Nunca me vi dessa forma, mas... quem sabe?

Érico Cordeiro disse...

Pô Luís,
Acho esse negócio de lista, que todo mundo diz que é uma bobagem mas todo mundo faz as suas, o maior barato.
Na lista dos grandes filmes da minha vida não poderiam faltar Matar ou Morrer, com Gary Cooper, Laranja Mecânica, de Kubrick, Apocalipse Now, de Coppola, Por volta da meia-noite, de Bertrand tavernier, e A Rosa Púrpura do Cairo, um pequeno grande filme de Woody Allen.
E falando em listas, você já leu Alta Fidelidade, do Nick Hornby (o filme não é tão bacana, mas tem umas boas sacadas, com o John Cusack e o Jack Black)

Luis Valcácio disse...

Erico, li Alta Fidelidade e me identifiquei imediatamente com a "listomania" do personagem principal. Aliás aquela procura pela fita K7 perfeita é a minha cara. Todo mundo que me conhece já ganhou uma seleção feita especialmente por mim em algum momento.
Grande abraço e parabéns pelo ótimo gosto cinematográfico!