quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Doces Vozes: Margo Timmins

Margo Timmins é a voz angelical que embala o country rock da banda canadense Cowboy Junkies. Quando o grupo surgiu, na segunda metade da década de 80, parecia uma visão celestial: country e blues tocados em ritmo lento, com instrumentação esparsa, arranjos reduzidos ao essencial e, pairando acima de tudo, a voz sussurrante e doce de Margo.

O LP The Trinity Session, lançado em 1988, despertou a atenção da crítica e de um público em busca de uma sonoridade que viesse despida dos truques de estúdio típicos da época. As versões ultrapessoais do grupo para clássicos como Sweet Jane, do Velvet Underground e I’m So Lonely I Could Cry, de Hank Williams, viraram cartões de visitas e rapidamente os canadenses estariam em trilhas sonoras (Assassinos Por Natureza, de Oliver Stone) e na boca de outros artistas. Aqui no Brasil, por exemplo, Renato Russo era fã de carteirinha.

Eles gravaram mais dois discos excepcionais: The Caution Horses, de 1990, uma obra-prima pouco lembrada, mas simplesmente inesquecível para quem teve a chance de ouvi-la e Pale Sun Crescent Moon, de 1993, este com uma pegada mais roqueira e com potenciais sucessos radiofônicos (isso se houvesse programadores de rádio dotados de inteligência).

O grupo continua em atividade, no entanto desde 1996, quando lançaram Lay It Down, um trabalho irregular, mas com momentos de brilho, não têm apresentado mais nada à altura dos primeiros trabalhos.

Já está mais do que na hora de eles nos encantarem novamente e demonstrarem para toda uma nova geração como se faz música “de raiz” sem cair na simples paródia.

7 comentários:

Serginho Tavares disse...

sempre bom encontrar pessoas que sabem escrever sobre música
virei aqui mais vezes

abração

Ninil Gonçalves disse...

Que bom ter lembrado dessa banda, acho Cowboys junkies genial. O disco Trinity Session realmente é o melhor. Ele possui uma sonoridade única e muito poética, eles fizeram questão de gravar na igreja Trinity, num take só. Outro disco deles que adoro é "Whites off earth now", que tem uma sonoridade bem crua. Suas postagens continuam como sempre, de um bom gosto incrível.

Nirton Venancio disse...

"The trinity session" é um dos discos do Cowboy Junkies que mais me marcaram num período da minha vida. Tenho um carinho especial por ele. Bom revê-lo por aqui na sua vitrola...
Abraços!

Luis Valcácio disse...

Eles lançaram recentemente um disco ao vivo somente com o material desse disco marcante. Chama-se Trinity Revisited e, se não me engano, saiu no Brasil.
Abraços gerais

João Domingos disse...

Discordo que os Junkies se reduzem somente aos Cds iniciais. "Open" é muito belo e profundo que diga Win Wenders que gostou muito desse álbum. Há outros como "One Soul Now" com belíssimas letras, o que não é novidade em se tratando dos Cowboy Junkies, " Early 21st Century Blues" que fala da guerra com letras duras e um clipe muito forte, que vou postar no final para todos assistirem, além da bela voz de Margo, muito mais bonita que a do Bono, cantando "One" do U2. Não esquecendo outros dois belos Cds " Miles From Our Home" e o último, "At the End of Paths Taken" que dividiu a crítica. Não sei se os queridinhos da crítica tupiniquim, os Radiohead, e os outros queridinhos, como os Coldplay, cujo vocalista me pareceu bastante narcisista ao cantar, têm a mesma competência que Margo Timmins para cantar. Margo Timmins que segundo um crítico, teria ao lado de ninguém menos que o grande Elvis Presley, condições para cantar qualquer música. Margo Timmins que segundo o próprio Lou Reed, cantou o clássico "Sweet Jane" melhor que ele e que embalou o nosso grande poeta Renato Russo em seus últimos momentos. Vou ficar por aqui nem vou falar das referências literárias dos Junkies, que contêm Shakespeare, Faulkner e Gárcia Márques e de um livro escrito por Enrique Martinez Celaya poeta, escultor, fotografo, pintor na Universidade de Nebrasca que analisa as letras do poeta irmão de Margo Timmins, Michael Timmins.

http://www.youtube.com/watch?v=EWa-TM_5jjE

http://www.youtube.com/watch?v=ScZjneRNz08

http://www.youtube.com/watch?v=BHRFZFmEq9o

Luis Valcácio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Valcácio disse...

João,
Open é realmente um ótimo disco. Bem lembrado. Valeu pelos links dos vídeos!