segunda-feira, 10 de maio de 2010

A triste história de Fab Morvan e Rob Pilatus

Para um gênero caracterizado pela leveza, alegria e descartabilidade, a música pop tem, paradoxalmente, um imenso cabedal de histórias tristes e mesmo trágicas para contar.

Uma das mais exemplares, para mim, é a história de Fab Morvan e Rob Pilatus que, sob o nome artístico de Milli Vanilli, viveram no curto espaço de dois anos o auge e a total decadência.

O disco Girl You Know Is True, lançado pela dupla em 1989, tornou-se em pouco tempo um fenômeno de vendas, gerando, somente nos Estados Unidos, quatro compactos que entraram nas listas de mais vendidos.

A ascensão meteórica ao topo das paradas foi coroada em 1990 com o prêmio Grammy de revelação do ano. Parecia que o Milli Vanilli havia realmente chegado para ficar.

Mas enquanto Fab e Rob mergulhavam de cabeça nos excessos proporcionados pela fama e o dinheiro, a imprensa começava a lançar suspeitas sobre as reais habilidades musicais dos rapazes.

Incidentes com playbacks emperrados e as constantes apresentações dubladas formaram um cerco em torno da dupla.

Ainda em 1990, a verdade veio à tona de forma chocante: Morvan e Pilatus não haviam gravado um único verso em seu disco campeão de vendas. Todos os vocais foram feitos por cantores mais velhos, que não possuíam o visual e o apelo sexual idealizados pelo produtor Frank Farian, que recrutara os dois dançarinos e aspirantes a artistas em uma boate na Alemanha.

A reação do público variou da indiferença à total indignação. Milhares de consumidores americanos exigiram reembolso do valor pago pelo disco, alegando fraude e má-fé tanto dos artistas quanto da gravadora.

Poucos dias após a fatídica revelação, a dupla foi obrigada a devolver o Grammy recebido, caso único na história do prestigiado prêmio.

Nos anos seguintes, o grupo amargou o desprezo e o escárnio do público e dos meios musicais, além de eventuais dificuldades financeiras.

A tentativa de lançar um disco com seus próprios nomes fracassou, e Pilatus acabou se afundando de maneira cada vez mais irreversível nas drogas. Enquanto Morvan encontrou uma segunda chance como DJ e artista solo, seu ex-companheiro de banda foi achado morto com apenas 32 anos, após ingerir uma dose generosa de calmantes com álcool.

Por ironia ou crueldade do destino, o mesmo disco que foi tão impiedosamente apedrejado hoje é objeto de culto por parte de revisionistas da década de 80. Além da faixa-título, Girl You Know Is True, canções como Girl I’m Gonna Miss You, Don’t Forget My Number e Blame It On The Rain se tornaram clássicos para saudosistas e amantes da música pop mais trash e despretensiosa.

Se outros fraudulentos da época, como os grupos Black Box e Tecnotronic, sobreviveram a seus respectivos escândalos de maneira bem menos traumática, é de se ficar pensando no porquê de tamanho linchamento. Afinal, será que não se pode creditar ao charme e ao carisma de Moran e Pilatus boa parte do arrasador sucesso do Milli Vanilli?

13 comentários:

acervopop disse...

Luiz,
Esta história é mesmo escabrosa, até hoje intriga de tão chocante.

Abraços,

Unknown disse...

Foi uma perda inrreparável dessa dupla ....uma pena pq eu amo até hj suas musicas apesar dos pesares.
Tenho a plena certeza que se o público tivesse dado mais uma chance eles nao estariam fracassados e nen o outro teria perdido a sua vida.O público foi mal mesmo , virou as costas sem dó sendo que poderiam ter dado uma chance a uma dupla táo charmosa e romantica.
Eu fico triste pela perda de ambas as partes mas as musicas ficarào para sempre pra história.
Amo eles até hj e que Deus proteja Rob que ja se foi...e proteja Fab mesmo pelos fracassos.
abraços

Unknown disse...

Que Deus proteja os Milli e que tb proteja Rob Pilatus seja onde estiver ...amava eles. Eram charmosos e bacanas.

diegoclink disse...

Essa nossa "humanidade' é implacável, com o que não precisaria ser, e tolerante com coisas muito mais nocivas e geradoras de extrema infelicidade...estou dizendo isso pelo fato de achar que essa dupla foi infeliz naquele momento fazenfo o que fizeram,sim, mas simplesmente pela natureza errônea da condição humana, que os levou a achar que poderiam chegar a um bom termo com essa farsa; todavia poderiam ser tratados com um pouco mais de compaixão, não sendo mais duas criaturas penalizadas por uma humanidade que se delicia de fazer o papel de juiz, carrasco e predador sádico.

diegoclink disse...

Essa nossa "humanidade' é implacável, com o que não precisaria ser, e tolerante com coisas muito mais nocivas e geradoras de extrema infelicidade...estou dizendo isso pelo fato de achar que essa dupla foi infeliz naquele momento fazenfo o que fizeram,sim, mas simplesmente pela natureza errônea da condição humana, que os levou a achar que poderiam chegar a um bom termo com essa farsa; todavia poderiam ser tratados com um pouco mais de compaixão, não sendo mais duas criaturas penalizadas por uma humanidade que se delicia de fazer o papel de juiz, carrasco e predador sádico.

darkness Lady disse...

Infelizmente... perdemos aquele lindo afro - alemão que Deus proteja a alma dele e se existe uma chance que ele nasça denovo e consiga realizar os sonhos bons de musico e dançarino que ele tinha....fab morvan desejo tudo de bom pra vc e que vc consiga fazer sucesso se fizer show aqui no brazil eu irei!

Darkness Lady disse...

Fab Morvan vc é nota 100000000..... sempre vou torcer pelo seu sucesso!!!

Darkness Lady disse...

Otimas e belas palavras ana sofia concordo plenamente com vc! Um abraço pra vc e pra todos que ainda pensam como nós duas ....

Anônimo disse...

eu amo ate hoje mili vannili apesar de tudo os rapazes foram sim muito carismaticos e otimos dançarinos

Cida Ferreira disse...

Acho que sim...o carisma dos dois é que fazem as músicas serem apreciadas até os dias de hoje.
Em verdade eu adoro o som de milli vanilli.

Cida Ferreira disse...

Acho que sim, os gartotos tinham muito carisma com o público. Uma grande perda, e foi horrível que tudo tenha acabado desta forma, em verdade, eu adoro o estilo deles. Tenho saudades de vê-los dançar.

Anônimo disse...

Fiquei surpresa ao saber que pilatus havia morrido.Eu era adolecente quando vi seu sucesso,e sou fã até hoje.Lamento do gato pilatus ter se afundado nas drogas,tão lindo,jovem.Meu Deus,não precisavam realmente ter ignorado eles desta forma.a punição foi mortal para MILLI.

Ines Collovini disse...

Ler os comentarios aqui postado, é realmente ver que as pessoas hoje tem mais coração, sou daquela época 1 dia so de diferença do Rob, pois nasci no dia 7 e ele no dia 8, mas acredito que a culpa não foi de todo deles, pois eles somente concordaram com o produtor, na esperança de poder um dia cantar com suas proprias vozes, Rob e Fab eram lindos, carismáticos,excelentes dancarinos, as vozes deles eram lindas, podem conferir nas entrevistas, inclusive, parecida com as dos reias cantores, mas o povo não quis saber de nada disso, simplesmente os condenaram, e nem todos consegue lidar com isso, face o o que aconteceu com meu querido ROB PILATUS, mas peço a meu Pai Oxalá que tenha piedade de sua Alma e o reincarne tão lindo e perfeito, para que possa dar o troco nesta humanidade despresivel, e torço para o FAB, adoro ele, tenho Facebook, se alguem quizer me add, ok