sexta-feira, 3 de julho de 2009

Muito Barulho Por Nada

O que leva um artista a adiar, por 13 anos, o lançamento de um disco? Insegurança? Perfeccionismo? Estrelismo?

No caso do vocalista do Guns N’Roses, Axl Rose, provavelmente, um pouco de cada.

O disco Chinese Democracy foi anunciado incontáveis vezes antes de finalmente ver a luz do dia no segundo semestre do ano passado. Valeu a espera? Sim e não.

O Guns N’Roses foi uma banda legal quando contava com todos os seus integrantes originais.

Lançaram um disco essencial, Appetite For Destruction, e os bons Use Your Illusion I e II. Mas, à época desses dois últimos trabalhos, a banda já dava claras mostras de esgotamento tanto pessoal quanto artístico.

Diante da megalomania cada vez mais incontrolável de Axl Rose, os outros músicos da banda foram, um a um, caindo fora até que a banda ficasse reduzida ao vocalista e a músicos contratados (em quem, certamente, Axl manda e desmanda).

O que nos leva a Chinese Democracy, um disco que poderia facilmente ter saído como primeiro trabalho solo de Rose. Há muito pouco do hard rock de garagem, cheio de adrenalina do primeiro Guns.

Até mesmo com Use Your Illusion as semelhanças são poucas. As boas baladas e rocks setentistas daqueles discos marcam pouca presença.

Há muito pouco a se destacar neste longo trabalho (14 faixas, em mais de 70 minutos), mas, pelo menos, Rose continua com a voz em cima. E para quem curte rock com muita guitarra, vocais agudos, efeitos sonoros e um ou outro momento mais calminho, o disco pode até ser interessante.

Para mim, no entanto, ficou uma grande decepção depois de uma espera tão prolongada e de tantas palhaçadas aprontadas pelo senhor Rose.

De qualquer maneira, resta a esperança de que o próximo venha mais enxuto, como um tiro curto e certeiro.

E com menos de 10 anos de intervalo...

3 comentários:

Anônimo disse...

"Muito barulho por NADA" é? aiai...
"Axl certamente manda e desmanda"? kkkkkkkkkkkkkk, em relação ao Guns tudo bem, o nome é dele, mas em relação aos músicos.? olha...você realmente está mal informado...
Ah é...mas Axl é o lobo mau da história...em TUDO, sempre.., claro, o resto é anjinho...

Aaah sim, em relação ao Chinese; diferente do que o Guns fazia? sim.
Mas, com toda sinceridade, eu gostei e muito, e quando eu fui ver as letras...uau, sem comentários, sem papo, sem mais..

Luis Valcácio disse...

Caríssima Gabriella,

O Axl é realmente um lindinho. O único problema do moço é, digamos, uma certa sociofobia que o leva a destruir quartos de hotéis, partir para a porrada com qualquer um que ouse olhar enviesado para suas pavorosas trancinhas e a despedir todos os seus colegas de banda. De resto, ele é um querido... O que não o impede de ter talento, cantar e compor muito bem etc. Mas, vamos ser honestos, o Chinese não justifica 13 anos de espera.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkk, o Axl é um lindinho então né...
Éntão você está dizendo que ele foi quem DEMITIU TODOS os coleguinhas da banda??
Pavorosas trancinhas? Qual é...eu achei tão legal...(ah é, mas a mairoia está muito preocupada se ele está bonito ou feio...).
Olha, uma vez, em um site (eu esqueci, mas se eu encontrar eu posto aqui...) um cara, produtor ou alguma coisa assim que estava lá com o Guns, falou que sempre aparecia alguma coisa e impedia que o Chinese fosse lançado, era como se o mundo estivesse contra Axl.. Mas tudo bem, quem quer saber disso? Até parece que pro Chinese ser lançada dependia SÓ do Axl... Isso é tão óbvio...

Sabe uma coisa que eu acho engraçado, que tudo que é documentário e qlqr coisa que passa sobre o Guns, aparece até minha tia, mas não aparece o Axl...kkkkkkkkkkkkk, eu acho patético um documentário sobre o Guns sem a presença do Axl hoje...aaah, mas talvez o Mr. Been esteja lá...quem sabe..

Que fique claro; eu não santifico o Axl, não o acho perfeito e nem o amo, ele fica nervoso da mesma forma que você e eu ficamos, ele reclama de uma pessoa estúpida e manda ele pra fora de sua casa (seja seu lar, ou o palco) da mesma forma que eu e você...ele faz coco e xixi e tira uma melequinha do nariz como eu e você...