quarta-feira, 1 de julho de 2009

Discos e Arte

O artista norte-americano Robert Crumb foi um crítico ácido e amoral do sonho suburbano da América branca e protestante. Seus traços personalíssimos criaram uma galeria de tipos na qual o personagem principal é o próprio Crumb.

Seu auto-retrato é tão cruel e impiedoso consigo mesmo como o é com o resto da sociedade. Sexo, misoginia, marginalidade e drogas fazem parte do coquetel “anti-ordem-e-progresso” preparado pelo cultuado cartunista.

A capa concebida por Crumb para Cheap Thrills, disco que revelou ao mundo o furacão Janis Joplin, difere de tudo que se fazia na época. Crumb criou uma pequena ilustração para cada faixa do álbum, originando um mosaico colorido em que uma Janis sensual e gordinha (como, aliás, quase todas as mulheres criadas por ele) predomina. Reflexo, diga-se de passagem, do que se ouvia no vinil.

Gravado em estúdio, com inserções ao vivo, o disco é creditado ao grupo Big Brother And The Holding Company, no qual Janis era “apenas” a vocalista. Mas qualquer um que ouvisse a performance matadora da cantora branca mais negra que já se teve notícia, poderia adivinhar que muito rapidamente o Big Brother é que se tornaria “apenas” o grupo de Janis.

Ball and Chain, Summertime e Piece Of My Heart não são apenas ótimas canções. São a prova de que uma grande intérprete pode dar novo significado a músicas consideradas já definitivas em suas gravações originais.

Tristemente, esse imenso potencial perdeu a luta para a depressão, a solidão e a autodestruição nas quais Joplin se afundou.

Melhor lembrar dela como a piriguete oferecida que ilustra a faixa I Need A Man To Love.

2 comentários:

Danitza disse...

Putz! Há pouco mais de 40 minutos que estou aqui e pela primeira vez leio um blog do início ao fim com um apetite voraz...
Verdadeira mistura de sentimentos: nostalgia (encontrei aqui boa parte de tudo aquilo que ouvi), delírio e delícia (veio à mente instantâneamente todos os maravilhosos momentos que a música traz), surpresa (quanta novidade inimaginável!!!!, paixão (e mais paixão)...
Luis, tão perfeito que dá vontade de chorar de alegria! Muito bom! Já vai virar necessidade.

Luis Valcácio disse...

Que bom, Danitza, que o Vitrola tenha te trazido tantas coisa legais. Só a arte mesmo para nos juntar.
Grande abraço e volte sempre