quarta-feira, 3 de março de 2010

Discos e Arte

O Hipgnosis é um estúdio de artes gráficas inglês que nas últimas quatro décadas vem definindo e redefinindo o ofício de se fazer capas de discos.

Quase todas as capas do Pink Floyd, por exemplo, são criações dos artistas do Hipgnosis. A mais importante de todas é, sem dúvida, a capa para The Dark Side Of The Moon, tão marcante e antológica como a própria música do Floyd.

Mas para mim, ainda mais impressionante é a concepção da capa de A Momentary Lapse of Reason, disco de 1987. Setecentas camas de ferros, daquelas de hospital, dispostas numa praia inglesa compõem uma imagem surreal e inesquecível. O mais incrível de tudo é que não há truque fotográfico ou de computador. Os loucos realmente deslocaram quase mil camas pesadas para a praia de Devon e, devido ao mau tempo, tiveram que retirá-las e, depois, refazer tudo duas semanas mais tarde. O resultado é de impacto inquestionável.

Outras capas históricas do grupo são o rosto de Peter Gabriel derretendo em seu quarto álbum solo e a enigmática capa de The Houses Of The Holy, do Led Zeppelin.Recentemente o estúdio fez trabalhos para grupos como Muse e The Cranberries. Tudo, como de costume, inquietante, belo e criativo.

7 comentários:

Serginho Tavares disse...

MEU DEUS! Nem sei qual a capa mais linda!

Alberto de Oliveira disse...

Caro Luis.

Como sempre, primoroso. Isso me lembra que aqui, no Brasil do vinil, só deu pro grande Elifas Andreato.

Abraço.

Alberto de Oliveira.

Licínio Filho disse...

Grande postagem, esse pessoal do Hipgnosis são feras mesmo. A capa do "Venus and Mars" do velho Paul and Wings também foi produzida por eles.
Boa lembrança também a do Alberto, Elifas Andreato produziu capas maravilhosas, me lembro de algumas do Paulinho da Viola, Paulo Moura...Penso que as primeiras do João Bosco também foram produzidas por ele.
Sugiro uma postagem em homenagem ao Elifas.
Abraço.

Robson disse...

Aí Luís,
As capas de discos (principalmente dos vinis), as vezes maravilhosas, as vezes detestáveis, mas sempre com seu encanto envolvente.
O Alberto lembrou bem, o Elifas Andreato é referência, ninguém como ele soube sintetizar tão bem o conteúdo de um disco em uma capa, era o invólucro certo. Beleza Pura.

Abraços
Robson

Norberto Marques disse...

Luis. bom domingo e boa semana :)

Abraço

Norberto

Luis Valcácio disse...

Realmente, se o Elifas está na cabeça de tanta gente boa, é porque o cara era realmente de primeira. Na área nacional, acho também a capa do disco-manifesto Tropicália perfeita.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.