
Aquele Que Deve Morrer (Jules Dassin, 1957).
Nos anos 20, em uma pequena aldeia da Grécia, então dominada pelos turcos, as comemorações da Semana Santa e a chegada de um grupo de refugiados ao local, desencadeiam uma série de conflitos entre os líderes da comunidade e um tímido pastor de ovelhas, ironicamente escolhido para representar Jesus Cristo durantes os festejos.
Dirigido pelo diretor norte-americano Jules Dassin, Aquele Que Deve Morrer é um programa obrigatório.
São, ainda do diretor, os excelentes filmes Nunca aos Domingos (1960) e Profanação (1962).
2 comentários:
Olá, muito interessante seu Blog.
Eu ainda morar pouco tempo no Brasil, mas gosto muito de música boa e brasileira. Você também mostrar Ramones, Neil Young, Bob Dylan...entre outros internacionais músicos. Adorei.
Desejo paz e felicidade para você.
Adelle.
Esse filme é excelente, mas o meu preferido de Jules Dassin é "Nunca aos domingos", com Melina Mercouri, com quem foi casado. Aliás, a Grécia não somente lhe apresentou Melina como se tornou sua nova pátria, foi lá onde ele faleceu há dois anos. Dassin foi a mais famosa vítima do macarthismo, com seu nome na lista negra de comunistas, impedido de filmar. No começo dos anos 50 teve que fugir dos Estados Unidos ou morreria. O título "Aquele que deve morrer/Celui qui doit mourir" é muito sintomático, pois foi feito pouco antes de ser exilado.
Postar um comentário