quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Programa Obrigatório

Por Lázaro Luis Lucas

Aquele Que Deve Morrer (Jules Dassin, 1957).

Nos anos 20, em uma pequena aldeia da Grécia, então dominada pelos turcos, as comemorações da Semana Santa e a chegada de um grupo de refugiados ao local, desencadeiam uma série de conflitos entre os líderes da comunidade e um tímido pastor de ovelhas, ironicamente escolhido para representar Jesus Cristo durantes os festejos.

Dirigido pelo diretor norte-americano Jules Dassin, Aquele Que Deve Morrer é um programa obrigatório.

São, ainda do diretor, os excelentes filmes Nunca aos Domingos (1960) e Profanação (1962).

2 comentários:

Isha Shiri disse...

Olá, muito interessante seu Blog.

Eu ainda morar pouco tempo no Brasil, mas gosto muito de música boa e brasileira. Você também mostrar Ramones, Neil Young, Bob Dylan...entre outros internacionais músicos. Adorei.

Desejo paz e felicidade para você.
Adelle.

Nirton Venancio disse...

Esse filme é excelente, mas o meu preferido de Jules Dassin é "Nunca aos domingos", com Melina Mercouri, com quem foi casado. Aliás, a Grécia não somente lhe apresentou Melina como se tornou sua nova pátria, foi lá onde ele faleceu há dois anos. Dassin foi a mais famosa vítima do macarthismo, com seu nome na lista negra de comunistas, impedido de filmar. No começo dos anos 50 teve que fugir dos Estados Unidos ou morreria. O título "Aquele que deve morrer/Celui qui doit mourir" é muito sintomático, pois foi feito pouco antes de ser exilado.