sexta-feira, 23 de outubro de 2009

A “Suerte” de Shakira

Recebo por e-mail uma resenha irada sobre o novo cd da cantora e compositora colombiana Shakira, retirada do blog andremans.blogspot.com . Não ouvi - e nem pretendo – o tal disco.

Shakira se perdeu para mim depois que se tornou “americana”. Quando sua música ainda era colombiana, gravou boas canções e um ótimo disco – Donde Están Los Ladrones – em que mostrava um grande talento para filtrar influências de música pop estrangeira (leia-se americana e inglesa), por um viés inegavelmente latino.Quando resolveu se aventurar no milionário mercado americano, eu sabia que algo sairia errado.

As pistas foram dadas pela versão em inglês de Suerte, que virou no idioma de Shakespeare Whenever Whatever. Como uma mesma canção podia soar tão absurdamente diferente em suas duas versões? A resposta era clara: Shakira cantando em inglês não era Shakira. Pouco a vontade com uma língua estrangeira, até mesmo sua voz saía adulterada.

Não bastasse esse tropeço linguístico, a Shakira versão ianque é uma mulher ultra-sensual que, em muitos clipes, trafega na fina fronteira entre erotismo de bom gosto e pornografia disfarçada.
Nada de se espantar, afinal de Beyoncé até Nelly Furtado, uma coisa se mostra muito evidente no pop de hoje: se não vender sexo não vende música. Mas, não sei por que, me fica a impressão de que também nesse quesito Shakira se sente inadequada.

Os mais cínicos poderiam dizer que, com uma fortuna que só faz crescer e uma popularidade mundial sem precedentes para uma cantora de origem sul-americana, Shakira não deve se sentir nada inadequada.

Pode ser. Talvez inadequados nos sintamos eu e o André Mans por ver uma artista tão promissora se prostituindo de forma tão descarada.

4 comentários:

André Mans disse...

eu ouvi
sou curioso
e não acho que tudo que ela tem feito em ingles tenha sido ruim
eu gosto de whatever whenever e amo illegal. mas essa tentativa de soar eletronica para as pistas... aff não dá

beijão!

Norberto Marques disse...

Olá Luis :)

Passei para lhe desejar bom fim de semana e deixar o meu abraço.

Norberto

Quero uma vida clichê :) disse...

Concordo contigo Luis! Também gostava mais da Shakira quando ela divulgava suas raízes e verdadeira identidade através da música. Hoje ela é caricata como muitas que existem por aí e se vendeu/perdeu de vez. Ain! Deu saudade de escutar "piez descalços", "donde están corazón?" e outras!

Ah! Outra coisa: seu blog é um trabalho precioso,viu? Parabéns pela dedicação a esse nicho de informação musical! Eu não poderia deixar de segui-lo!

Abraço!=)

Cristiano Contreiras disse...

Puxa, eu concordo - sinto falta do conceito das musicas dela, estilo, personalidade e visual de quando começou a cantar...depois foi ficando excessiva demais.

Bons posts, sempre, por aqui!

uma pena que passa tão pouco ao meu Apimentário e nem me segue.

abraço