quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A Banda do Sargento Pimenta Está de Volta!

No dia 9 de setembro, próxima quarta-feira, será relançada a discografia completa dos Beatles, digitalmente remasterizada. Isso, ao menos, lá fora. Como o Brasil sempre foi um país de beatlemaníacos incansáveis, espera-se que os discos saiam por aqui também.

Para dar água na boca de fanáticos e curiosos em geral, eu resolvi traduzir parte de um texto publicado no site da revista inglesa Uncut, no qual se adianta um pouco do frenesi que um tal evento deve causar.

Ah, perdoem uma ou outra licença poética da minha livre versão, certo? Valei-me Cultura Inglesa...

"A palavra-chave é clareza. Não altura. Clareza. As vozes e instrumentos estão claros como cristal, puros, humanos, naturais e despidos de décadas de detritos e poeira. É como se visitássemos uma galeria de arte onde um funcionário, de repente, retirasse as obras-primas e as limpasse com uma esponja, do topo à base.

Remasterizados por um pequeno time de engenheiros do estúdio Abbey Road, os CD's não foram supercomprimidos ou emparedados e nem chegam a parecer muito altos em volume.

Dois dos álbuns foram restaurados de forma quase miraculosa: The White Album e Abbey Road. O longo medley de Abbey Road é simplesmente uma tapeçaria musical de tirar o fôlego. Quando pega foga, sai de baixo. Quando precisa ser sutil, o faz de maneira acolhedora e brilhante.

Logicamente, pode-se argumentar que qualquer porcaria antiga ficaria uma maravilha nas mãos de profissionais e de equipamentos como os de Abbey Road (o estúdio). A questão é saber se tamanha clareza sonora será detectada em um aparelho convencional de cd ou num Ipod. Não só pode, como deve. Afinal, não se trata apenas de remoção de ruídos ou eliminação de picos, ou mesmo de fazer Magical Mystery Tour soar como Metallica (graças a Deus). Pense simplesmente numa limpeza para a música e para a mente.

Mudanças de textura, atmosfera, a relação das vozes com o microfone: tudo isso é evidente e inegável. O resultado é que cada álbum surge como um choque.
Eles não sofreram cirurgia plástica. Eles tiveram suas máscaras retiradas, e nós não sabíamos sequer que eles usavam uma.


História re-escrita? Não - história escrita honesta, verdadeira e transparentemente, sem omissões. The Beatles íntimo e pessoal. E com calos nos dedos!"

David Cavanagh

5 comentários:

Marcos Savini disse...

Já não foi remasterizado? Na época do download e do ipod, os mastodontes da indústria fonográfica não abrem mão de tirar um troco dos fãs...

Luis Valcácio disse...

Sim, Marcos Savini, esta, na verdade, é a terceira remasterização da obra dos Fab Four. Coisa para fanático, sem dúvida. E também para quem tem um troco sobrando...

Alberto de Oliveira disse...

Caro Luis.

Aqui em Fortaleza já se anuncia a disponibilidade imediata da obra.

Veja em: http://www.desafinado.com.br/

Um abraço,

Alberto.

Flávia Cavalcante disse...

Luis,
Os meus eternos e eternos favoritos!
Tremo na base!
Beijos,

Luis Valcácio disse...

Poxa, Flávia, fico tremendo na base também, porque li que o trabalho gráfico será incrível. E eu sou tão ligado na parte sonora quanto na visual. Ai, meu Deus, será que vou ter que substituir todos os meus discos?
Beijo