quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Três Dicas

Acabei de ler Galiléia, do escritor cearense Ronaldo Correia de Brito. Para quem quer ler literatura brasileira contemporânea, com uma cara de possível clássico, o livro é uma beleza.

Com traços da melhor literatura regionalista, Ronaldo cria um romance em que cidade e sertão se encontram num choque de dimensões dramáticas intensas, mas que nunca atingem o trágico.

A história se concentra na viagem de três primos à fazenda onde passaram sua infância, a Galiléia do título, uma propriedade decadente do interior do Ceará, na qual o avô dos protagonistas está agonizando lentamente. Passado e presente se fundem para compor o retrato de uma família marcada por inveja, rancor e até mesmo ódio.
Outra dica é o filme As Troianas, do cineasta grego Michael Cacoyannis, com Vanessa Redgrave e Katharine Hepburn, em atuações magníficas, daquelas que se vê e nunca se esquece.
Baseado numa tragédia grega clássica, o filme é teatro filmado de altíssima qualidade, que não omite sua origem cênica, mas também não se furta de compor belas imagens, de grande qualidade plástica. Arrepiante a cena em que Hécuba (Hepburn) recebe o neto morto nos braços. Cinema assim não se faz mais...
Finalmente, gostaria de recomendar o novo cd do Depeche Mode, Sounds Of The Universe. Quando a gente pensa que essas bandas de quase 30 anos de atividade já não têm mais nada a oferecer, elas aparecem com um disco forte, belo e digno. 13 faixas que se perfilam junto ao melhor que o grupo já fez. Grande Depeche!

5 comentários:

Roberto Rizzo disse...

Passando para ver novidades, e parece que este livro que leu ,é bom mesmo, valeu.
R.R

Unknown disse...

Oi Luis,

Dos três só conheço o filme, que é magnifico. O livro vou procurar ler.

Abraços

Arsênico disse...

nOssa... amei a fotografia da capa de Galiléia... magnífica...

É bem verdade que nÓn sou muito chegado a leituras... mas quem sabe uma hora dessas não me animo néah?...

umBeijo e o seguindo!

***

Norberto Marques disse...

Olá Luis :)


Depeche mode, sem dúvida uma banda com muita qualidade. Gosto muito !!

Bom fim de semana para você e obrigado por nos oferecer todos estes pequenos gestos tão agradáveis de recordar.
Um Abraço do lado do oceano.
Norberto

Anônimo disse...

Olá bonita este espaço parece bem estruturado.........bom trabalho :)
Gostei muito Continua deste modo !